Estrutura do Programa

A interface de três grandes áreas do conhecimento (Sistemas Sociais; Planejamento Ambiental; e Ecologia Aplicada) configura a estrutura do PPGCAm, definindo as principais linhas de pesquisa do Programa: 1) Ambiente e Sociedade, 2) Sistemas Ecológicos, 3) Gestão da Paisagem e Geociências. Essas linhas de pesquisa possibilitam a integração entre aspectos do desenvolvimento humano e dos sistemas biofísicos, por meio de uma visão dinâmica multiescalar de diferentes unidades territoriais.

Na figura a seguir, apresenta-se o esquema com as linhas de pesquisa interdisciplinares, resultantes da interação entre as áreas do conhecimento que compõem a estrutura do PPGCAm:

A figura mostra como o Programa está organizado, com as suas três áreas de pesquisa (Gestão da Paisagem e Geociências, Sistemas ecológicos e Ambiente e Sociedade) mostradas através de círculos sobrepostos e interseccionados na porção esquerda da imagem. As interseções se referem a Ecologia aplicada, que integra as linhas Sistemas Ecológicos e Ambiente e Sociedade; ao Planejamento Ambiental, que integra as linhas Sistemas Ecológicos e Gestão da Paisagem; e os Sistemas Sociais, que integram as linhas Ambiente e Sociedade e Gestão da Paisagem. Na porção direita da figura, pode se observar novamente a interseção entre as áreas através de círculos sobrepostos, mas indicando nesse caso a identidade do programa, focado na interdisciplinaridade.