Você está aqui: Página Inicial / O Programa / Bolsas de Estudo

Bolsas de Estudo

Classificação para obtenção de Bolsas de Estudo

- MESTRADO (situação 11 de outubro de 2019)

- DOUTORADO (situação 11 de outubro de 2019)


 

RELAÇÃO DE BOLSISTAS ATIVOS PPGCAm -  Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado (situação OUT/2019)


 

Relação de Ex-Bolsistas


 

 DOCUMENTOS NECESSÁRIO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSA

  1. Termo de Compromisso de Bolsa [com assinatura do(a) candidato(a) e do(a) orientador(a)];
  2. Fotocópia simples da carteira de trabalho [folha de identificação e última folha atestando que o(a) candidato(a) não possui registro];
  3. Declaração simples que não recebe bolsa de outra entidade, ou exerce qualquer outra atividade, assalariada ou remunerada decorrente do exercício de atividades de qualquer natureza e que não é sócio-gerente ou participe da administração de sociedade privada;
  4. Declaração Simples de Residência no município de São Carlos;
  5. Número da agência e da conta corrente junto ao Banco do Brasil;
  6. Assinar na secretaria do PPGCAm a ficha de cadastramento CAPES (pessoalmente)

 


 CAPES – Demanda Social

O PPGCAm-UFSCar gerencia a concessão de bolsas de estudos apenas da CAPES, sendo que o Programa dispões de um pequeno número de bolsas sendo:

Mestrado = 04 (QUATRO) cotas

Doutorado = 08 (OITO) cotas

DOCUMENTOS IMPORTANTES PARA SEREM CONSULTADOS

 A norma que regulamenta as Bolsas de Estudo CAPES: Portaria CAPES nº 76, de 14 de abril de 2010 – Regulamenta as Bolsa Demanda Social

Norma para vínculo empregatício bolsista CAPES: Portaria Conjunta nº 01, de 15 de julho de 2010

Licença maternidade Bolsistas CAPES: Portaria CAPES nº 248, de 19 de dezembro de 2011

Obrigatóriedade de citação da fonte de Financiamento CAPES: Portaria CAPES nº 206, de 04 de setembro de 2018

Maiores Informações acesse: https://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais

http://www.propg.ufscar.br/pt-br/pos-na-ufscar/apoio-financeiro/bolsa-de-demanda-social-capes


 

Programa Nacional de Pós-Doutorado / CAPES (PNPD-CAPES)

Concessão de Bolsa PNPD / CAPES 2019 ao PPGCAm-UFSCar

Número de Cota = 01 (uma) 

Regulamento: PORTARIA CAPES Nº 086, DE 03 DE JULHO DE 2013

Calendário PNPD/CAPES 2019

Maiores Informações acesse: https://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes


PRINT - UFSCAR

 

O PPGCAm, integra o tema estratégico 5: Biodiversidade, Funções Ecossistêmicas e Sustentabilidade

Maiores Informações: http://www.propg.ufscar.br/pt-br/ufscar-print/priority-themes/biodiversity-ecosystems-functions-and-sustainability


FAPESP

 

MESTRADO

As bolsas de Mestrado vinculadas a agência de Fomento estadual FAPESP destina-se a estudantes regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas ou privadas do estado de São Paulo, para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em dissertação.

O(A) orientador(a) deve ter título de doutor(a) ou qualificação equivalente, avaliada por sua súmula curricular. A responsabilidade pelo projeto cabe, principalmente, ao(à) orientador(a), mas o(a) candidato(a) deve participar intensamente de sua elaboração e estar capacitado(a) para discuti-lo e analisar os resultados.

A solicitação da bolsa de Mestrado pode ser apresentada antes do término do curso precedente (graduação), respeitando os prazos definidos pela FAPESP. No entanto, a apresentação dos comprovantes correspondentes à sua conclusão é imprescindível por ocasião da confirmação de interesse na bolsa.

DOUTORADO

A bolsa de Doutorado da FAPESP, por sua vez, destina-se a estudantes regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas ou privadas do estado de São Paulo, para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em tese.

O(A) orientador(a) deve ter título de doutor(a) ou qualificação equivalente, avaliada por sua súmula curricular. A responsabilidade pelo projeto cabe, principalmente, ao(à) orientador(a), mas o(a) candidato(a) deve participar intensamente de sua elaboração e estar capacitado(a) para discuti-lo e analisar os resultados.

A solicitação de bolsa de Doutorado pode ser apresentada antes do término do curso precedente (mestrado), respeitando os prazos definidos pela FAPESP, mas a apresentação dos comprovantes correspondentes à sua conclusão é imprescindível por ocasião da confirmação de interesse na bolsa.

O PPGCAm incentiva os(as) pós-graduandos(as) a submeterem seus projetos de pesquisa para essa agência de fomento. Em 2018, o PPGCAm conta com 03 estudantes de Mestrado e 03 estudantes de Doutorado bolsistas da Fapesp.

A solicitação de bolsas regulares do país pode ser feita em qualquer época do ano e, no caso desta modalidade, deve ser apresentada exclusivamente por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP.


 

Outras bolsas de Mestrado e Doutorado

Além dessas agências de fomento, estudantes de Mestrado e Doutorado do PPGCAm que são professores(as), supervisores(as) e diretores(as) da rede estadual de ensino poderão pleitear bolsas de estudo subsidiadas pelo Governo do Estado de São Paulo  de Ensino Superior. Consulte os regulamentos no site http://bolsamestrado.edunet.sp.gov.br/login.aspx .


Bolsas de Doutorado Sanduíche

PDSE/Capes– Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

Trata-se de uma modalidade de intercâmbio e mobilidade internacional de estudantes brasileiros(as) regularmente matriculados(as) em cursos de Doutorado no Brasil para realização de estágio de doutorando(a) em universidades no exterior, denominado modalidade Doutorado Sanduíche no Exterior. Tem como objetivo oferecer bolsas de estágio de doutorado de forma a complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação no Brasil, na formação de recursos humanos de alto nível para inserção no meio acadêmico, de ensino e de pesquisa no país.

Na modalidade sanduíche, a formação no exterior ocorre de maneira intercalada por meio de realização do estágio de doutorando(a). Nessa modalidade o estudante regularmente matriculados(as) em cursos de Doutorado no Brasil realizam parte do curso em instituição no exterior, retornando, depois, ao país de origem para a integralização do doutorado.

Desde 2015, estudantes do PPGCAm, vem sendo selecionados para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, neste mesmo dois estudantes realizaram Doutorado Sanduíche no exterior (Portugal - Universidade de Coimbra), em 2016 novamente dois estudante realizaram estágio no exterior (Holanda - Universidade de Amsterdam e Portugal - Universidade de Coimbra), atualmente em 2018 três estudantes foram selecionados para realização de estágio exterior (Portugal, Universidade de Coimbra e Universidade do Porto –  Irlanda, Universidade de Dublin)

Consulte também:

Portaria nº 69, de 2 de maio de 2013 – Regulamenta o PSDE

Página do Portal da Capes – Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PSDE)

 

 Outras bolsas Doutorado Sanduíche

Fapesp – Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE)

 


CNPq

 A CNPq apoia estudantes formalmente matriculados em cursos de Doutorado no Brasil que comprovem qualificação inequívoca para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e tratamento de dados ou de desenvolvimento parcial da parte experimental da tese a ser defendida no Brasil. Obtenha mais informações acessando o portal do CNPq.